segunda-feira, 12 de abril de 2010

BLOND AMBITION TOUR - 20 Anos

Nem mal nos recuperamos das comemorações dos 25 anos da THE VIRGIN TOUR e já temos mais uma comemoração de aniversário de turnês. Esta que é uma das melhores ( senão a melhor) e mais inesquecível e marcante turnê de Madonna, a BLOND AMBITION TOUR completa hoje, dia 13 de abril, 20 anos de seu lançamento!

Esta que foi a terceira turnê de Madonna mudou completamente o conceito de shows que se faria dali por diante. Pode-se afirmar que Madonna foi responsável por criar o conceito de turnês elaboradas, com roteiros, troca de figurino e cenários, bem como blocos temáticos e toda a produção espetacular envolvida nesse campo. Não é a toa que é considerada pelos criticos, a turnê que mudou e revolucionou o mundo dos shows. A revista Rolling Stone resumiu a turnê em "Elaboradamente coreografada, extravagantemente sexual e provocativo", e proclamou a "Melhor turnê do ano" isso em 1990.

Foi na turnê BLOND AMBITION que tivemos a ascensão do sutiã cônico, Madonna magnificamente usando o cabelo com um rabo de cavalo no topo da cabeça, dançando com uma cadeira, foi nela também que tivemos a famosa coreografia da "masturbação" em LIKE A VIRGIN e foi também a partir dela que surgiu o documentário NA CAMA COM MADONNA e mais uma série de polêmicas.

Prevista para ser chamada de "Like a Prayer World Tour", a Sire Records anunciou a "Blond Ambition Tour" em novembro de 1989, na sequência do sucesso do álbum "Like a Prayer" e do sucesso da perfomance de EXPRESS YOURSELF no VMA de 1989. Inicialmente estavam previstos shows apenas no Japão e na America do Norte, pois Maddie estava estudando a possibiladade de fazer alguns filmes. Em Abril de 1990, alguns shows foram marcados na Europa. A turnê tinha como temas o sexualismo e o catoliscismo, temas que geraram controvérsia. Por causa dessa mistura, o Papa João Paulo II, apelou a um boicote, pois achava o show obsceno demais, sendo que um dos três shows na Itália, teve de ser cancelado.

Segundo o coreógrafo Vincent Patterson, Madonna queria quebrar todas as regras, misturando temas, como sexualidade e a Igreja. Mas o maior desafio era mudar a estrutura dos shows, que além de apenas músicas cantadas, teriam de combinar moda, arte e um pouco da Broadway

Foram 57 espetáculos em 27 cidades. A BLOND AMBITION TOUR sem dúvida é histórica!

Abaixo alguns itens da BLOND AMBITION TOUR

Cartazes de Divulgação:



Ingresso de um show em Paris:



Passe VIP:



Tourbook para Download:


Clique AQUI

Equipe:
  • Vocal: Madonna Louise Veronnica Ciccone (Madonna)
  • Diretor Musical/Teclado: Jai Winding
  • Drums: Jonathan Moffett
  • Guitarra: David Williams
  • Percussão: Luis Conte
  • Baixo: Darryl Jones
  • Teclado: Kevin Kendrick
  • Backing Vocal: Donna DeLory
  • Backing Vocal: Nikki Harris
  • Dançarinos: Luis Camacho, Oliver Crumes, Salim Gawloos, Kevin Stea, Gabriel Trupin, Jose Guitierrez, Carlton Wilborn
  • Córeografo: Vicent Patterson
Madonna usou figurinos de Jean Paul Gualtier, trocou de roupa 14 vezes e usou dois penteados diferentes. No Japão e na America do Norte ela usou o já citado Rabo de cavalo. No resto dos shows ela usou o cabelo solto e cacheado como em Dick Tracy. Comercialmente foi lançado em Laserdisc em alguns países e só. A Warner nunca lançou esse show em DVD. Os fãs tiveram que se contentar com o NA CAMA COM MADONNA que trazia alguns trechos do show ou com gravações desse laserdisc.

Setlist:
EXPRESS YOURSELF
OPEN YOUR HEART

CAUSING A COMMOTION

WHERE´S THE PARTY


LIKE A VIRGIN

LIKE A PRAYER

LIVE TO TELL

OH FATHER

PAPA DON´T PREACH


SOONER OR LATER

HANKY PANKY

NOW I´M FOLLOWING YOU (Partes 1 e 2)


MATERIAL GIRL

CHERISH

INTO THE GROOVE

VOGUE


bis:

HOLIDAY

KEEP IT TOGETHER / FAMILY AFFAIR


Estejam aqui para curtir as comemorações dos 20 anos da BLOND AMBITION TOUR

3 comentários:

  1. Hey jealous, don't be silly.
    Put a rubber on your willie.

    ResponderExcluir
  2. Impossível negar a revolução que a Blond Ambition causou no cenário POP.
    Madonna estava simplesmente no auge.
    Eu amo essa época, e hoje matei saudade assistindo "in bed with Madonna" mais uma vez.
    Indiscutivelmente uma das melhores tours.
    Parabéns Blond!

    ResponderExcluir
  3. Amo esse show! definitivamente o melhor.

    ResponderExcluir